31 maio 2006

Por que mudar hábitos é tão difícil?

Existe coisa mais difícil do que mudar nossos hábitos? Deixar um vício é quase sempre uma prova de fogo. Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Fumo e, confesso, vivo às voltas com o cigarro. Deixo um tempo, passo a odiar o cheiro... aí sinto vontade de novo e pronto: vou lá e fumo mesmo. É difícil. Confesso que o esforço para deixar o vício é quase sobre-humano! Convivo com pessoas que não toleram o cigarro. Agora me empenho nisso e estou conseguindo. Espero que essa mudança de hábito seja definitiva, desde que eu não caia em tentação...

Soube que somente aqui na Bahia, um terço da população adulta tem o vício. As propagandas anti-tabagistas ainda são ineficientes, isso é fato. Acredito que a propaganda subliminar, o merchandising do cigarro, é muito mais eficiente e apelativo. Banida da mídia tradicional, a indústria de tabaco usa o próprio produto para fazer propaganda, exibindo fumantes, e estão por todos os lados: no cinema, na música, no teatro e algumas vezes nas telenovelas. E esquecemos que aquele cowboy, que fumava e fazia propaganda da Marlboro, morreu de câncer...

Por que fumar? Bom, como uma pessoa que está tentando deixar o vício, posso apontar alguns motivos: o cigarro é um companheiro fiel, está sempre disponível, alivia o estresse, estabelece uma pausa no seu dia para promover a reflexão... Os motivos para deixá-lo se superam: o cheiro é insuportável, fica impregnado no corpo todo, na roupa, cabelo, hálito... Fumantes inalam cerca de 4,7 mil substância tóxicas, emitidas pelo cigarro, das quais 60 são cancerígenas. Doença coronariana, infarto do miocárdio, doença pulmonar obstrutiva crônica, enfisema, doença cérebro-vascular, derrame e câncer são apenas alguns exemplos.

Não quero e não vou fazer parte de estatísticas! A música, na verdade, fala de outra coisa... Mas, isso já é uma outra história!


Cigarro
Zeca Baleiro

A solidão é meu cigarro
Não sei de nada e não sou de ninguém
Eu entro no meu carro e corro
Corro demais só pra te ver meu bem
Um vinho, um travo amargo e morro
Eu sigo só porque é o que me convém
Minha canção é meu socorro
Se o mar virar sertão, o que é que tem?
Dias vão, dias vem, uns em vão, outros nem...
Quem saberá a cura do meu coração senão eu?
Não creio em santos e poetas
Perguntei tanto e ninguém nunca respondeu
Melhor é dar razão a quem perdoa
Melhor é dar perdão a quem perdeu
O amor é pedra no abismo
A meio passo entre o mal e o bem
Com meus botões a noite cismo
Pra que os trilhos, se não passa o trem?
Os mortos sabem mais que os vivos
Sabem o gosto que a morte tem
Pra rir tem todos os motivos
Os seus segredos vão contar a quem?
Dias vão, dias vem, uns em vão, outros nem
Quem saberá a cura do meu coração senão eu?
Não creio em santos e poetas
Perguntei tanto e ninguém nunca respondeu
Melhor é dar razão a quem perdoa
Melhor é dar perdão a quem perdeu.

6 comentários:

Renata Almeida disse...

Bom saber que está tentando largar o cigarro!!! Muitos pontos positivos para você!
E mudanças são mesmo difíceis, mas necessárias...é sempre bom ter um cheirinho de novidade.
Beijos!!!!!!!!!

Biu disse...

Tá tentando largar é????
Nem sabia... Renata que me falou aí em cima!!!
hauahauahauhaua
bjosssssssss

Anônimo disse...

Ai que as vezes um cigarrinho é tão gostoso... Mas eu apoio a sua decisão. Cigarro NÃO!!! Bjs

Anônimo disse...

O ministério da saúde adverte: Já está passando da hora de vc parar de fumar... hehehehe. Beijos

Anônimo disse...

Nice! Where you get this guestbook? I want the same script.. Awesome content. thankyou.
»

Anônimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»