24 maio 2006

O código instrumental da missão impossível

Engraçado, hoje acordei com uma música do Gil na cabeça. E olha que isso não acontece comigo há um bom tempo: acordar cantando! “Quando a gente tá contente/Tanto faz o quente/Tanto faz o quente/Tanto faz o frio/Tanto faz/Que eu esqueça do meu compromisso/Com isso e aquilo/Que aconteceu dez minutos atrás/Dez minutos atrás de uma idéia/Já dão pra uma teia de aranha crescer e prender/Sua vida na cadeia do pensamento/Que de um momento pro outro começa a doer”. A grande sacada do homem é saber aproveitar o tempo. A verdade é que hoje penso em coisas que há muito tempo não pensava. Descobri que preciso de muito pouco pra ser feliz e me divertir. Final de semana prometeu e não me decepcionou! Acho que nunca tive uma programação tão intensa nos últimos... no último ano. Quebrar paradigmas é a palavra. Perfeito, divertido, intenso... Ah, o título é hibrido do meu final de semana!

Como já disse, além dos momentos bons, neste final de semana também vivi algumas coisas estranhas. Experiência envolvendo sensações, desejos, sentimentos, pensamentos e percepções. Além de teorias e elocubrações sobre a Cabala. Pode? Claro que pode e eu tô feliz! Calma! Não passei o final de semana embreagado ou me drogando. Mas que fiz uma viagem etérea, ah, isso eu fiz. Acho que até tive contato com o sagrado. Uma experiência única comigo mesmo, mas, isso é motivo para um outro post. Como este blog não tem o intuito de ser um “manual de um animal sentimental”, não vou detalhar estas experiências aqui. Fica como um bom momento para mim e para quem esteve comigo!

Vou explicar para vocês minha "via-crusis": sexta-feira trabalho, passar em casa para tomar um banho, trocar de roupa... percebi que a noite logo estaria comprometida (deveria ir à faculdade mas tive o caminho desviado, quase um sequestro!). Saí, encontrei gente legal, bebi algumas cervejas, conversei e me diverti muito. Cheguei em casa quase ao meio-dia do sábado. Sábado, 10h30, descubro que tenho uma carona para o final de semana em Aracaju mas já era tarde (por motivos de força maior, relacionados à noite de sexta, não pude ir. Valew Zé pelo convite!). Depois, sessão de filmes no Multiplex, com direito a Missão Impossível e o tão criticado O Código da Vinci. Para fechar o final de semana, fui assistir no domingo à noite, o Festival de Música Instrumental no TCA. A grande frustração ficou por conta do instrumentista Ramiro Mussoto. Apesar de adorar o trabalho do cara, consagrado e presente na obra de cantores que adoro, não pude assistir sua apresentação. Sem condições, né Fá? Não dava mais para permanecer ali. Fomos ao Solar das Orquídeas tratar da mostra, roteiro e outros assuntos.

Alguns devem estar se perguntando: “você fez tudo com quem?”. Não importa! Estive sempre bem acompanhado. Estou feliz e voltei a sorrir. Uns acham que é isso, outros, com certeza, afirmarão: é aquilo! Repito, no momento, não importa. O que importa é que estou feliz. Os quem me conhecem, estão felizes por mim. Quem me faz feliz, e eu tento retribuir, está mais feliz ainda. Legal recuperar os sentidos!


Guardar*

Guardar...guardar...guardar...
Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la
Em cofre não se guarda nada
Em cofre perde-se a coisa à vista
Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la
Mirá-la por admirá-la
Isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado
Estar acordado por ela
Estar por ela
Ou ser por ela


*Re-descobri este poema agora, que não recordo o nome, do Antônio Cícero – filósofo, compositor e irmão de Marina Lima. Estava ouvindo o disco "O Chamado", quando ela recita esse poema no começo da faixa Deve ser Assim. Gosto dele! Muito! Tenho mania de querer guardar. Guardo tudo! Mas tô me desprendendo disso... Esse poema joga na minha cara que o melhor jeito de guardar as coisas é exatamente esse sugerido pelas letras: não possuí-las em lugar nenhum. Pelo menos em nada que seja palpável. Deixa-las guardadas apenas na memória. Isso tem relação direta com um processo maior de auto-conhecimento. Um dia eu aprendo e relato aqui para vocês.

4 comentários:

Anônimo disse...

Amigo, como é bom acordar assim dessa forma, cantando. Eu às vezes, acordo com vontade de gritar. Gritar para o mundo "que eu existo", Erasmo Carlos. Com relação à novas experiências, é sempre bom, no entanto que não tire pedaço, brincadeira. É sempre bom deixar um pedaço de si, por onde passa. Em suas linhas, não faciais, vejo alegria, contentamento, e isso é bom. Acredito que a mudança na sua vida(nas últimas semanas/mês, fez de você uma pessoa mais verdadeira) em que sentindo não me pergunte. Estou agora a comentar seu texto, o que é muito bom, faz me esquecer de uma discussão recente com um ditador, que esperto tenta desconstruir o que é certo, colocando como duvidoso. Porra, bicho, às vezes tenho vontade de mandar tudo pra puta que pariuuuuuu... É amigo, mas vamos ao texto. Fico feliz por você estar tão inspirado, deixando fluir sentimentos em "puro êxtase", Barão Vermelho. Poderia perguntar, quem foi essa alma que te deixou tão assim "meio desligado", Rita Lee, mas isso é o mínimo, o que importa é que foi um fim de semana inesquecível...
Certa vez tive uma experiência, quase parecida, mas nas minhas alucinações, alucinógeneos fizeram parte. Foi bom, como experiência. Parei por ali... Mas, tudo bem. Gosto quando acordo e vou direto até à janela procurar o cheiro da brisa. Sentir, o ar frio da manhã adentrar em meus pulmões. Fico feliz sim. Feliz por você estar feliz.

Anônimo disse...

Tá bem, hein...!!!

Anônimo disse...

Oi querido seu blog ta massa....
com informações culturais...
muito bem bolado...
Afinal vc é muito criativo né?
tá bom não vou ficar te gabando não...rsrsrs é brincadeira vc é dez...
fui bjs

Anônimo disse...

Realmente há fase de nossa vida em que passamos boa parte do tempo em busca de uma pessoa especial... Quando encontramos temos dois unicos destinos! Ou realmente ela se encaixa (quebrando ás vezes pequenas arestas) ou não é aquela pessoa que vc realmente esperava... Se procurarmos fatos que "possam sugerir" defeitos, ela sempre será a mais errada das pessoas... Mas se olharmos ela com o coração verá que até mesmo os fatos ruins são incabíveis! Desejo toda a felicidade para ti... Mas vá com olhos do coração, pois defeitos todos nós temos e não procure fatos que possam sugerir erros!!! Até mesmo porque nem sempre as outras pessoas cometem os mesmos erros que você!!!
Também fico feliz em saber que está feliz!!