24 julho 2006

“Isso é inquietação espiritual”

Imagine você se pudéssemos atribuir todas as nossas desgraças, projetos bem ou mal sucedidos, medos e receios a seres do outro mundo? Isso ganha proporção maior quando esses “seres” são potencializados pela figura do diabo... Que coisa mais bizarra isso! Não sou ateu, católico, agnóstico, fanático extremista nem budista. Acredito que traço eu, apenas eu, a cada dia, o meu próprio destino... E neste questionamento, vale uma máxima que ouvi de uma pessoa outro dia: “isso é inquietação espiritual”. É isso e pronto!

Ia falar no plural, mas, vai no singular mesmo pra ele saber que é ele: tenho um amigo que não joga Paciência de jeito nenhum após a meia noite. Tem cabimento? Claro que não! Isso é uma inquietação, espiritual ou não... Um simples joguinho, disputado com um programinha do PC... Que mal faz jogá-lo após a meia noite? Isso é inquietação espiritual, segundo a definição que ouvi! Viver é uma eterna inquietação. A vida é cheia de inconstâncias... As pessoas são inquietas, inconstantes e insanas! E eu, claro, estou no meio de tudo isso, nesse vendaval...

Claro que falar dos outros é bom... Dos medos e receios alheios. Mas hoje, especialmente hoje, não sei por que, também estou inquieto! Ansioso! Cheio de expectativas... Estou apostando em algumas coisas e pagando pra ver resultados positivos...

Mais Simples - A música de hoje é uma obra-prima de José Miguel Winisk, belíssima na voz de Zizi Possi. Essa foi uma das músicas que representou muito na carreira dela. O disco, de mesmo nome, vale por tudo...


Mais Simples
Zizi Possi
Composição: José Miguel Winisk

É sobre-humano amar
'cê sabe muito bem'
É sobre-humano amar, sentir,
Doer, gozar
Ser feliz
Vê quem sou eu quem te diz
Não fique triste assim
É soberano e está em ti querer até
Muito mais
A vida leva e traz
A vida faz e refaz
Será que quer achar
Sua expressão mais simples?
Mas deixa tudo e me chama
Eu gosto de te ter
Como se já não fosse a coisa mais humana
Esquecer
É sobre-humano viver
E como não seria
Sinto que fiz esta canção em parceria
Com vocêA
vida leva e traz
A vida faz e refaz
Será que quer achar
Sua expressão mais simples?

4 comentários:

Biu disse...

Hai ai...
Nem sei o que comentar...
Acho que essa tal inquietação é fatal!
Bjo e tchau!

Anônimo disse...

Adorei seu texto... Fala um pouco também das incertezas e medos de encarar os nossos próprios problemas...É facil atribuir a outros, é mais comodo, atribuir medos ao "oculto"... Adorei a letra de sua musica..e retribuirei com esta:
FOGUEIRAS (Ivan Lins/Vitor Martins)

O nosso amor não se acaba
Está acima de nossos desejos
Acima de nossas virtudes
E mesmo que queiras
Nosso amor não se acaba

Os nossos corpos não vivem
Longe do calor das fogueiras

O nosso amor não se apaga
Mesmo que joguem água
Mesmo que joguem praga.

Beijos no Coração!!!!!!

Anônimo disse...

Oi rapaz!!! Tudo bem?

Depois de tanto tempo sem acessar essa página, defrontei-me com a letra dessa música que gosto muito: "Mais Simples" de Zizi Possi. Tanto tempo que não a escuto...E tantos pensamentos ela me traz...Eu começo a "viajar" em sensações e imagens que me chegam à mente. E a indagar: qual seria a "expressão mais simples" da vida? O Amor?. Não sei. Seria ambíguo por demais...Mas...existe coisa mais ambígua que o Amor!? Deixo a interrogação para você que é jornalista, poeta e filósofo(rsrs).

Abraços e obrigado pela lembrança da letra.

Gerald

Anônimo disse...

Está vendo como são as coisas!? Li a letra da música da Zizi e já tive vontade de deixar a poesia correr em meus pensamentos! Como a Arte é concatenada!!! Por isso, deixo para você essa poesia da Cecília:

"Lua Adversa"

Cecília Meireles

"Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha.

Fases que vão e que vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.

E roda a melancolia
seu interminável fuso!
Não me encontro com ninguém
(tenho fases, como a lua...)
No dia de alguém ser meu
não é dia de eu ser sua...
E, quando chega esse dia,
o outro desapareceu..."


Fique com Cecília e um abraço no coração!

Geraldo Francisco